Thin Client - Perguntas Frequentes

O que é Thin Client (Cliente "magro")?

Atualmente as empresas visam não só o lucro mas também a redução de despesas com equipamentos, manutenção, aquisão de licenças de softwares, energia elétrica, otimizar o tempo gasto com atualizações, etc. Eis que surge então no mercado uma tecnologia, que além de ajudar a solucionar essa questão, também é uma tecnologia ecologicamente correta. Os Thin Clients são equipamentos novos que possibilitam a utilização de um computador por até 30 usuários simultâneos (31 caso o PC Servidor também seja usado como estação de trabalho) através da instalação de um software no PC servidor e a utilização da Área de Trabalho Remota do Windows (podendo também ser usado com o servidor configurado e instalado em Linux). Uma das grandes vantagens dos Thin Clients é seu tamanho extremamente reduzido. Existem Thin Clients no mercado que são do tamanho de roteadores wireless comuns.

Como funciona um Thin Client?

O Thin Client precisa de um ponto de rede, um teclado, um mouse, um monitor e um ponto de energia elétrica. O teclado/mouse, cabo de rede e monitor são ligados diretamente ao thin client, que recebe um endereço IP via DHCP (caso você tenha servidor DHCP rodando na rede e tenha habilitado no thin client a aquisição automática de ips) e as informações e dll's necessárias para se conectar ao servidor e iniciar a sessão remota. A grande maioria dos Thin Clients possuem um software de gerenciamento que precisa ser instalado no servidor e que funciona juntamente com o Terminal Server do Windows. Esse software é necessário para fazer a emulação das sessões que são abertas pelos clientes. Todo o processamento e os aplicativos instalados e arquivos ficam hospedados no servidor, o Thin Client é uma estação diskless (sem disco).

Quais as vantagens de utilização de Thin Clients ao invés de um computador desktop ou laptop convencional?

A sua maior vantagem é a economia feita na hora da aquisição dos thin clients, que chegam a custar até 60% menos do que um computador convencional. Algumas outras vantagens podem ser checadas a seguir:

  • Centralização do processamento e administração da rede;
  • O usuário poderá acessar seus arquivos de qualquer estação (qualquer Thin Client) na rede utilizando seu login e senha;
  • Redução de tempo na instalação e atualização de softwares, sendo necessário atualizar somente o servidor e todas as estações serão atualizadas automaticamente;
  • Economia de energia (estudos comprovam que um Thin Client novo consome apenas 15% da energia de um computador convencional)
  • Reduz a geração de calor no ambiente já que não esquentam e não possuem coolers fazendo a exaustão de calor;
  • Maior segurança nos dados já que o Thin Client não tem CD-ROM, HD, drive de disket e entradas USB (há modelos que possuem entradas USB para utilização de pen-drives)
  • Maior durabilidade (enquanto um pc convencional dura em média 3 anos, um thin client dura, na teoria, 21 anos);
  • Não há upgrade de hardware nas estações, somente no servidor;
  • Economia na aquisição de licenças de softwares, pois os softwares serão instalados somente no servidor, mas poderão ser acessados por qualquer estação (desde que seja devidamente configurada para permitir o acesso ao software em questão);
  • Maior agilidade na troca ou adição de uma estação de trabalho, não sendo necessário instalar nenhum software no thin client. Para poder utilizar um thin client novo na rede basta que você o conecte e configure a interface de rede (por padrão vem ativada para utilizar configuração automática via DHCP);
  • Maior facilidade no transporte/mudança dos equipamentos;
  • Utilização de uma menor largura na banda da rede;
  • Valor praticamente desprezível para a maioria dos ladrões;
  • Otimização do espaço de trabalho, pois os thin clients geralmente ficam acoplados atrás dos monitores, não havendo uma CPU.

Segundo um estudo feito pela Fujitsu, a economia de energia anual pode chegar à 80% com a utilização de Thin Clients e o custo com a manutenção pode chegar a ser menor 95%, pois os mesmos não necessitam de upgrade de hardware.

Finalizando, é uma alternativa viável para empresas de qualquer porte.

Para mais informações ou aquisição dos nossos serviços ou produtos, por favor entre em contato com suas dúvidas e perguntas.